Buscar
  • jannemonteiro

Entenda os perfis comportamentais





Basicamente, existem quatro perfis: comunicador, executor, planejador e analista. Como veremos ao longo deste artigo, há várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis.


Comunicadores

Os comunicadores são extrovertidos, falantes, ativos e não apreciam monotonias, mas têm boa capacidade adaptativa. Esse tipo de perfil tem aptidão na comunicação e passa de um assunto a outro com rapidez. Além disso, gosta de trabalhos que envolvam movimentação e autonomia.

Ainda, precisam do contato interpessoal e de um ambiente harmonioso, entretanto, não gostam de passar despercebido. Além do mais, são amigos de todos e atuam melhor em equipe. Vaidosos, admiram sua projeção pessoal e social. São imaginativos e têm sentimento artístico. Por fim, apresentam rapidez e agilidade nas suas atitudes.


Executores

Os executores são ativos, otimistas e dinâmicos. Líderes natos, não têm medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. Além disso, são trabalhadores, têm uma enorme disposição física e demonstram muita determinação e perseverança.

Ainda, pessoas desse perfil tendem a ser muito competitivas, realizam suas tarefas de forma rápida e são focadas em resultados!


Planejadores

Os planejadores são calmos, tranquilos, cuidadosos e autocontrolados. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso, sentem-se bem quando estão acompanhados de pessoas mais ativas e dinâmicas. Além disso, são flexíveis, seu caráter e ritmo são constantes e disciplinados. Ainda, são pacientes, observadores e passivos.

Em situações emergenciais, agem com tranquilidade. O perfil planejador é introvertido e tem uma tranquilidade singular que lhe confere ter fácil relacionamento.


Analistas

Os analistas são preocupados, rígidos, porém, calmos. Seu comportamento com as pessoas é discreto. Geralmente, são indivíduos calados e retraídos. A grande desvantagem é que são pessimistas.

Ainda, por serem mais sensíveis, é positivo o fato de terem facilidade para a arte. Além disso, agilidade, inteligência e intelectualidade são características predominantes. Por fim, têm habilidade com tarefas detalhadas ou de improvisação rápida, mas preferem atuar com estímulo dos demais.

No dia a dia das empresas, geralmente, é o tipo de colaborador leal e comprometido com o trabalho, já que são intuitivos, curiosos e têm inteligência verbal. Observam as oportunidades e apresentam soluções momentâneas para problemas urgentes.

0 visualização0 comentário