Buscar
  • jannemonteiro

Como funciona o Coaching?



Um pouco de mentoria, um pouco de motivação, um pouco de psicologia: o Coaching se utiliza de ferramentas de comunicação, como ouvir o Coachee, questioná-lo, apresentar questões e desafios de forma clara para ajudar as pessoas a conduzir mudanças em suas vidas.

No final, o Coaching tem muito a ver com isso: a mudança. Profissionalmente ou pessoalmente, estamos sujeitos a constantes variáveis e, para enfrentá-las, aceitá-las e lidar com elas, o Coach oferece à pessoa uma óptica diferente, exibindo a mudança como algo natural e que pode ser superada ou trabalhada.

Como se diz por aí, quem está de fora sempre tem uma visão mais clara dos problemas. É exatamente o que ocorre com o Coach. Estando fora do raio dos problemas e dúvidas enfrentados por um profissional, ele pode apontar alternativas, levar a respostas e avaliar a questão de forma mais isenta.

O Coaching tem algumas diretrizes e objetivos básicos, que podem ser resumidos em alguns poucos tópicos, como veremos a seguir.

Condução das mudanças

O Coaching visa auxiliar pessoas na condução de mudanças que elas querem promover em si mesmas, fornecendo motivação e apoio para que elas sigam esse caminho.

Autoconhecimento

O Coaching ajuda pessoas a terem mais autoconhecimento, tanto na identificação de pontos positivos quanto de negativos. O método aponta maneiras de aplicar e aprimorar as qualidades e potencialidades e, ao mesmo tempo, a trabalhar as limitações. O resultado é um profissional com a inteligência emocional mais desenvolvida.

Relacionamento interpessoal

O método dá auxílio às pessoas e organizações para criarem equipes mais unidas e profissionais mais alinhados, com uma cultura empresarial forte. Ainda, contribui com a melhoria na inteligência emocional e prepara as pessoas para lidarem com situações mais delicadas ou complicadas.

1 visualização0 comentário