Buscar
  • jannemonteiro

Quais são as áreas de atuação de um Coach?





Quando pensamos no Coach, a primeira imagem que nos vêm em mente é de um profissional conduzindo uma reunião, que mais parece uma sessão de terapia, com alguém que deseja resolver questões particulares da sua vida. Entretanto, o Coaching não se restringe a isso, como mostraremos nos próximos tópico


Coaching executivo ou de liderança

O Coaching executivo ou coaching de liderança é a modalidade mais conhecida no universo corporativo. Nela, os líderes são o principal público atendido, de forma a realizar um trabalho de fortalecimento que impacta toda a empresa. Afinal, cada um deles acaba repassando muito do que aprendeu no cotidiano com suas equipes.


Coaching financeiro

O Coaching financeiro é mais voltado para organização das finanças pessoais. Muitas pessoas precisam de ajuda para controla

seus gastos, planejar objetivos de médio e longo prazo, para realizar investimentos.

Apesar de ter um direcionamento mais individualizado, ele acaba afetando o desempenho profissional. Uma pessoa endividada não consegue focar em suas tarefas, pois a preocupação com as contas ocupa bastante espaço em sua mente. Sem falar nas doenças, principalmente mentais, que toda essa situação pode causar.


Coaching de saúde e bem-estar

O Coaching de saúde e bem-estar é muito conhecido em programas de emagrecimento e reeducação alimentar, mas a sua atuação é mais abrangente que isso. O Coach desse segmento ajuda o Coachee a repensar seus hábitos como um todo e a buscar mais qualidade de vida em seu dia a dia.

Ainda, pode ser utilizado como parte dos esforços de retenção de talentos da empresa. Com profissionais mais saudáveis e felizes, a produtividade fica em alta e a relação de cada um deles com a organização é fortalecida.


Coaching estudantil

Essa modalidade é mais utilizada por estudantes que desejam prestar concursos ou ingressar no ensino superior, pois auxilia a pessoa a definir melhor seus planos de estudos, a equilibrar as demais atividades da rotina e, principalmente, a evitar situações de estresse pela pressão em se dar bem no exame.


Coaching de carreira

O coaching de carreira é mais conhecido pelas empresas e o mais confundido com programas de mentoria. Na verdade, trata-se do profissional que não precisa ter um conhecimento específico na atividade que o Coachee pretende desenvolver, mas sabe como orientá-lo para alcançar seus objetivos por meio de um plano de desenvolvimento individual.

Já o mentor é o profissional que traz a experiência na área e compartilha seus conhecimentos com o mentorado, ou seja, são dois objetivos diferentes.


5 visualizações0 comentário